Notícias Tudo sobre o setor sucroalcooleiro
Produção de etanol cresce 50% em Alagoas e deve superar os 490 milhões de litros

Mauricélia Ramos

23/05/2019 - 11:15

A produção de etanol em Alagoas na safra 2018/2019 deve alcançar 490,4 milhões de litros, um crescimento de 50% em relação à safra passada, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (23), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em números absolutos, o crescimento é de 163,5 milhões de litros em relação à safra anterior.

Segundo a Conab, com a normalização do período de chuvas no estado, a produção de cana-de-açúcar foi 18,7% superior a da temporada passada. "Tal acréscimo impactou diretamente a produção de açúcar e etanol produzidos, cujos valores também apresentam incremento em comparação a 2017/18", ressalta a companhia, em nota. Para o açúcar, por exemplo, a expectativa é que a produção seja superior em até 129,9 mil toneladas.

De acordo com o levantamento da Conab, a área em produção no estado para esta safra foi de 293,2 mil hectares - 3,5% inferior àquela verificada em 2017/18. "Além disso, as condições climáticas foram melhores se comparadas ao mesmo período, auxiliando na obtenção de um rendimento médio maior (aumento de 23% em relação à temporada passada)".

Segundo a Conab, o aumento na produção de etanol nesta safra ocorreu principalmente em função da queda de preços do açúcar no mercado internacional e a um cenário mais favorável para o etanol no mercado interno, frente à alta do dólar e do petróleo. "A junção desses fatores fez com que as unidades de produção aumentassem a destinação de cana-de-açúcar para a produção de etanol", justifica a companhia.

Fonte: GAZETAWEB

Foto:

2013 - EMPAT - Todos os direiros reservados.